quarta-feira, 8 de junho de 2011

Shantala: massagem de amor

Fazer a massagem Shantala nos filhos é uma delícia! Só é possível começar com 1 mês e o ideal é fazer até quando a criança deixar... Minha primeira filha deixou até 8 meses, depois desencanou total. Agora, como me viu fazendo no seu irmão, pediu para receber novamente a massagem. O ritual é uma delícia, relaxa a criança, alonga e, nos bebês, movimenta os membros que eles ainda não conseguem mexer sozinhos. Além do mais bacana, ajuda a reforçar o vínculo mãe e filho. Eu costumo fazer à noite, antes do banho, lá pelas 19h30. Aqueço o ambiente, pois a criança precisa ficar sem roupa e, óbvio, não pode passar frio. Deixo uma luz mais branda e canto sempre a mesma música. Eu gosto de inventar músicas para meus filhos. Tem a música da hora do banho, da hora da Shantala, da hora de comer, da hora de dormir e por aí vai.... Canto todo dia a mesma música nos mesmos momentos, o que também ajuda a criança a ficar segura, pois já sabe o que vai acontecer (e isso vale até para os bebês). Bom, voltando, pois rotina é assunto para outro post... Faço a massagem e, em seguida, dou um banho beeeeem gostoso, demorado. Primeiro deixo a criança boiar na água morninha e vou jogando água na sua barriga, massageando mais um pouco braços e pernas. Depois, começo o banho. Tudo dura em torno de 20 minutos. Isso mesmo, é rápido! Tem um livro bacana que ensina a fazer a Shantala, mas acho que para quem nunca fez, somente o livro, é complicado. Sugiro buscar um video no YouTube e assistir também. E quem puder, faça um curso. Eu fiz, é rápido, de um dia, e bem esclarecedor.

Lorena bebê, durante a Shantala

Pós Shantala e banho

Nenhum comentário:

Postar um comentário