sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aprendendo com os filhos...

Pois é, sei que o título deste post é uma frase que cansamos de ouvir e é até nome de livro. Mas é uma afirmação muito perspicaz, a qual vivenciei intensamente ontem. E não podia deixar de compartilhar aqui, já que um dos objetivos deste blog é justamente dividir experiências, sejam elas bem ou más sucedidas. Minha filha mais velha estava esta semana muito diferente, brava, mal-criada, muito agressiva comigo e chorando que queria ficar com o pai, que estava com saudades dele... Na correria do dia-a-dia, o que comecei a fazer foi tentar "educá-la",  não permitindo as desobediências e dando castigos. Quando chegou ontem na hora de ir dormir, eu estava tão chateada com aquela situação, que resolvi mudar de tática. Parei para reparar mais na minha filha e deitei na cama com ela para conversar. Segue o diálogo:

- O que está acontecendo filha, você está com raiva da mamãe?
- Estou sim (começa a chorar).
- Por que?
- Porque você me incomoda (eu então quase começo a chorar).
Neste momento, faz-se um grande silêncio e então, minha pequena emenda: "Você gosta mais do meu irmão".
Pronto, chegamos onde precisávamos. Então, falei mais um pouquinho e tive a grande ideia: amanhã, passaremos a manhã toda juntas, que tal? Vamos na casa de brincadeiras Aprontando uma (outro dia farei um post para falar somente deste lugar maravilhoso) e depois almoçamos no Mc Donald´s (para quem me conhece, sabe o esforço e desprendimento que tive de ter para este almoço, mas de vez em quando só Mc Donald´s mesmo faz uma criança de 4 anos feliz).... Ela abriu um sorriso, dormiu tranquila, acordou feliz e tivemos uma manhã incrível! Acho que resolvi o problema, escutando minha filha! Podia ter feito isso antes, no começo da semana, mas só consegui na quinta-feira. Tá valendo, né?

Um comentário:

  1. que lugar legal este Aprontando Uma! Por que não me falou antes?? Vamos combinar de levar as crianças num final de semana destes? quem sabe no feriado... bjs

    ResponderExcluir