quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quarto de bebê: por onde começo?

A pedido do meu amigo mais desnaturado e mais querido, Clauber, posto aqui algumas dicas para fazer um lindo quarto de bebê sem gastar muito. Não sei se o quarto em questão é para um menino ou para uma menina, mas esta informação não é fundamental, como verão. O primeiro passo é fazer uma busca pela Internet e comprar revistas de decoração e infantil para se inspirar, como Casa Claudia Bebê e N Magazine (essa é mestra em coisas bem modernas, muitas vezes caras, mas a inspiração é o que vale, pois depois você faz algo bem parecido com preços mais convidativos nos ateliês que vou indicar).

Acho que o ideal é colocar um berço branco, de traços retos, simples, com uma cômoda combinando. O berço e a cômoda não precisam ser caros e devem ser comprados em lojas de confiança, sobretudo o berço. Siga também as regras de segurança de berço.

Depois, escolha uma cor para o quarto. Pinte uma das paredes de uma cor mais forte, por exemplo, e as outras de uma cor mais neutra. Outra coisa interessante é usar tinta magnética em uma parede e aproveitar para decorar o quarto com imãs de fotos antigas dos pais, avós, irmãos, desenhos dos irmãos mais velhos (se tiver) e imãs divertidos como em forma de robôs ou dominós. Ou então faça uma parede de lousa preta (essa só serve se você for um tipo desencanado por causa do pó do giz). Adesivos também são superbonitos para deixar o quarto divertido e tem de todo tipo e preço.

Para finalizar com toque especial, se jogue nos elementos decorativos e acessórios. Escolha um kit berço diferente, trocador, quadros para as paredes, tapete, cortina, almofadas, pufes, estantes, bichos de pelúcia, criado-mudo, lustre, abajour, isso é que fará a diferença no quarto. Onde achar esse tipo de coisa com design e preço bom? Na Vila Madalena! Seguem três dicas de endereços que merecem uma visita e dois sites. E como tudo fica pertinho na Vila, dá para olhar várias lojas no mesmo dia e, quando cansar, almoçar ou tomar um café no bairro.

Atelier Colorir - Fabíola, a dona e artista, é incrível e tem muito bom gosto!
Bododo - os móveis deste ateliê são lindos e, se couber no bolso, são boa opção. Além disso, tem almofadas, móbiles, lixinhos, jogos de cama e banho, e muitas outras coisas diferentes, divertidas e modernas. Na frente da Bododo tem a loja de tapetes da Maria Lucia. Talvez os preços não estejam dentro do orçamento de um quarto barato, mas vale a visita.
Panaceia - este ateliê faz tudo em Patchwork e as donas têm muito bom gosto para ajudar a escolher os tecidos.
Nid de Petits - a loja fica no Rio, mas olhe o site e mande um email para a Nara. Ela responde rápido e dá dicas valiosas. Você pode até mandar a planta do quarto que ela sugere decoração, cor das paredes, tudinho. E o frete de entrega, pelo menos para SP, não pesa no preço final.
Cia das Mães - este site reúne várias coisas interessantes e uma página dedicada a  ateliês descolados.

Siga uma linha temática, mas misture cores, tecidos, texturas e até estilos... Faça devagar, comece comprando e colocando os móveis, olhe para o quarto, escolha a cor e pinte as paredes, compre então o kit berço, trocador, cortinas e tapetes. Depois comece a colocar elementos decorativos nas paredes e acessórios como as almofadas, o kit higiene, e todas as frescuras que quiser. Não tenha pressa. O melhor é olhar para o quarto, ver o que precisa e então comprar. Divirta-se!!

PS: Não recomendo poltrona de amamentação no quarto do bebê. Pelo menos eu, nos meus dois filhos, sempre amamentei no sofá da sala de estar ou de TV. E à noite, no meu quarto, onde tenho uma poltrona, que não é de amamentação, e faz parte da decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário