segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mãe, o que é governo?

Quem tem filhos pequenos se depara de vez em sempre com perguntas como a do título deste post. E quem tem filhos grandes, se depara com perguntas bem mais cabeludas, tenho certeza... Mas bom, minha filha de "praticamente 5 anos" (como ela gosta de dizer) veio com esta pergunta, já que a palavra governo fazia parte de uma história que estava contando para ela. Claro que pensei vários minutos antes de começar a responder, expliquei diversas vezes e ela não entendeu nada. Conversando com uma amiga minha, mãe de uma colega da minha filha da escola antiga dela, Quintal do João Menino, ela me disse que passava pela mesma coisa, não sabia como explicar coisas que absolutamente não fazem parte do universo de uma criança de 4, 5 anos. Mas ela foi esperta e perguntou na escola o que fazer. Seguem as instruções da professora, sábias, pois já comecei a usar e está dando certo:

1) Se a pergunta vier por causa do contexto de uma história que está sendo contada, como foi meu caso, o melhor é mudar a palavra, usando um sinônimo mais simples. Se não for possível, como no caso de governo, deve-se mudar a palavra por outra que não seja exatamente a mesma coisa, mas faça sentido na história. Exemplo: falar vizinhança ao invés de governo;

2) Se a pergunta vier do nada e for algo complicado, os pais podem ou fingir que não ouviram e mudar de assunto ou dizer a frase mágina: "não é da sua conta, nariz sem ponta";

Até quando se deve usar esse método? Até a criança ter idade para entender o significado de palavras e/ou conceitos mais elaborados. Pois, claro, se a criança perguntar o que é "compromisso", como já aconteceu aqui em casa, dá para explicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário